sexta-feira, 25 de julho de 2008

Como aplicar o blush

Várias pessoas me perguntam como aplicar o blush, e, por isso, resolvi fazer um tutorial. As figuras não são da melhor qualidade, mas, dá para ter uma idéia. Vou explicar direitinho como aplicar o blush, e fazer o contorno conforme cada tipo de rosto.
Não fiz vários formatos, só os mais comuns, portanto, se o formato do seu rosto não está aqui, me manda um comentário dizendo qual é, e eu posto o formato e a explicação.

P: como saber qual é o formato do meu rosto?
R: Na frente de um espelho, com uma caneta, faça o desenho do contorno do seu rosto. Pronto! Já dá para saber qual é. Mas todo mundo geralmente já tem uma noção...

Aplicando o blush de forma simples:

Na frente do espelho, após ter preparado a pele, a melhor maneira de achar a área para aplicar o blush é sorrindo. A parte que fica sobressaltada é aquela onde o blush deve ser aplicada (que é a maçã do rosto). Comece aplicando das laterais do rosto (raiz do cabelo), em direção as maçãs.
O blush deve ficar à uma distância de dois dedos do nariz. Não aplique na maçã do rosto inteira!! E, se você achar que exagerou, passe um pó compacto por cima, para tirar um pouco do excesso. É mais fácil que tirar toda a maquiagem, e começar tudo de novo.

Photobucket
Aqui neste desenho, dá para ter uma noção de onde o blush deve ser aplicado. O tom é forte, mas é para fins educacionais. (risos)

Aplicando o iluminador:
Agora nós vamos ao segundo passo, que é a aplicação do iluminador. Esse passo é opcional, mas eu recomendo, pois ele dá ao rosto um brilho saudável e bonito. Caso você não possua um iluminador, pode ser usado sombras em tons perolados, que possuam leve brilho (GLITTER NÃO!!).
O iluminador deve ser aplicado na área entre as maçãs do rosto e dos olhos.

Photobucket

E este é o tipo de aplicação do blush e iluminador para rostos do tipo oval, que é o formato mais comum também.

Outros formatos:

Rostos de formato diamante (com queixo pontudo e laterais espaçadas):
Photobucket

Blush (rosa): Para este rosto, o blush é usado na maçã do rosto, como nos outros tipos.
Blush mais escuro (vermelho): Rente à raiz dos cabelos, em frente as orelhas, um blush de cor mais escura é usado nessa área para diminuir a largura do rosto.
Iluminador (amarelo): o iluminador é usado na área do maxilar e na testa, rente à raiz dos cabelos. Só um pouquinho, para dar uma iluminada sutil. No maxilar, ele irá fazer o efeito contrário do blush mais escuro, dando a impressão que essa área parece ser mais larga do que realmente parece ser.

Rosto de formato coração (parte superior do rosto mais larga que a parte inferior):

Photobucket

Blush (rosa): usado na maçã do rosto, como nos outros tipos.
Blush mais escuro (vermelho): neste rosto o blush mais escuro é usado para diminuir a largura do rosto na parte superior. O blush é aplicado rente à raiz do cabelo, na região próxima à testa.
Iluminador: o iluminador é usado acima do blush (entre as maçãs do rosto e os olhos) e nas laterais do maxilar para aumentar essa região.

Rosto quadrado:

Photobucket

Blush (rosa): usado na maçã do rosto mais suavemente, para suavizar as feições.
Blush mais escuro (vermelho): aqui o blush mais escuro é usado para diminuir a largura na linha do maxilar. No desenho não está mostrando, mas o mesmo blush pode ser usado também nas têmporas, um pouco acima da linha da sombrancelha, rente à raiz do cabelo.
Iluminador (amarelo): usado acima do blush, e pode ser usado também na região da testa, bem levemente.

Espero que as explicações tenham ficado claras. O blush escuro é usado para fazer um jogo de sombras, criando assim o efeito de que o rosto é oval (que é o efeito desejado em todos os contornos).

Qualquer dúvida, favor deixar um comentário.

5 comentários:

anacapoli disse...

Oi FLávia. Adoro seu tutorial, super útil, agradável e de muito bom gosto. Qto ao uso do blush eu tenho dúvidas sim...Me acho bochechuda e ainda por cima tenho queixo duplo, já fiz lipo, mas mesmo assim ainda tenho. Dê uma olhada na minha foto na comu EU AMO MAQUIAGEM, sou a Ana VAléria e me fala o que eu poderia fazer para melhorar. Bjs

A. Laura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flávia Oliveira disse...

Oi, Ana Laura.
Eu acho que ele não fica bem em pessoas que tem pele com fundo amarelado, porque aí a cor não complementa muito as cores da pele.
Com outros tons ele fica bom, sim.

Beijo.

Jackeline Oliver disse...

Oi Flávia!
Adorei seu blog!
excelente!
Esse post do blush me chamou a atenção... a forma que aplico blush no meu rosto nunca fica bom... meu rosto é redondo e acho que todas essas dicas que vc colocou não deu certo muito pro meu tipo de rosto. Se vc puder me dá uma dica, ficarei muitooooo grata e muitoo feliz =). Eu testei o blush para rosto quadrado na minha irmã, ficou lindooO!
Ah! os vídeos postados no Youtube são ótimo!
Se puder me responder no meu e-mail, o end. é esse: jack-ol.r@hotmail.com.
beijoooO!

alicetsmatos disse...

Oi Flávia. Amei seu blog. Sempre itve vontade de me produzir mais qdo vou sair, mas acabo quase não passando nada pq tenho medo de exagerar e ficar ridícula. Gostei dessa parte do bluch pq tenho o rosto redondo e queria algumas dicas para melhorar isso com maquiagem. Vou dexar meu email e aí podemos entrar em contato de for o caso. Vou adicionar seu blog aos meus favoritos. Bjo.