quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Quando o problema é de dentro para fora.

Quem também tem problema de pele oleosa, põe o dedo aqui!

Quase todas as mulheres que conheço sofrem de pele oleosa. E agora com a entrada do verão, nosso martírio aumenta. A temperatura vai aumentando, e a oleosidade também. Fazemos uma maquiagem divina, super caprichada, mas, dali uma hora, ela já escorreu.
O que fazer???
Hoje em dia existem no mercado vários produtos que prometem tirar a oleosidade excessiva: hidrantantes, tônicos, primers... são vários! Mas, antes de se jogar nos produtinhos, será que essa oleosidade toda é só um problema estético? Será que não é o corpo enviando mensagens?
Vejamos...

Você é aquilo que você come: Tá comendo direitinho? Saladas? Frutas? Carne magra? Se sua alimentação é equilibrada, são grandes as chances da sua pele ser linda, maravilhosa. Por outro lado, se você abusa dos salgadinhos, frituras, alimentos super oleosos (amendoim, gente! em excesso é um veneno), sua pele vai exteriorizar todo esse óleo consumido.

Hidratação (interna): É importante beber 2 litros de água todo dia. Parece muito, mas isso ajuda a eliminar as toxinas do organismo e regular o intestino. E quando tudo está "limpinho" por dentro, qual é o resultado? Pele bonita, sem espinhas!

Cuidado com os cosméticos que você usa: Se sua pele está pingando óleo, qualquer produto em creme vai aumentar o problema. Eu (eu!) sempre desconfio de produtos em creme que dizem ser oil-free. Prefira sempre os produtos em gel, pois são mais leves.

Hidratação (externa): Muita gente acha que pele oleosa não precisa de hidratação. Precisa, sim! O que acontece se você não hidrata a sua pele? Ela fica desprotegida, e começa a criar mais oleosidade, para se proteger. É o efeito rebote. Tem que usar hidratante, sempre. Procure aquele que mais combina com a sua pele, e que não a deixe mais oleosa. Lembrando: pele oleosa + produtos em gel = amor!! Hehehehehehehe.

Aquela síndrome do ovário micropolicístico: Mulheres que sofrem de SOMP, além de apresentarem oleosidade excessiva, sofrem de vários outros problemas, como acne, pêlos em excesso, menstruação irregular. A Luciana, do Minha Pele é Melhor que a Sua, fez um post super explicativo sobre isso. Recomendo muito a leitura. Para ler, clique aqui.

Acompanhamento médico sempre: Não dá para fugir das consultas médicas, meninas. Não dá para fugir do dermato, gineco, não dá. Se a oleosidade é excessiva, e incomoda muito, a visita à um especialista é INDISPENSÁVEL. Só ele poderá dizer o que está errado, fazer exames mais completos, receitar o tratamento exato, e aquilo que você pode ou não usar.

Gostaria de dizer que não sou médica, nem especialista, nem nada. Ms sofro por ter pele oleosa, e todas essas dicas são baseadas em minha própria experiência. Mas, sempre repetindo, cada pessoa é única, cada pele é uma, e o que funciona para mim, pode não funcionar para as outras.
Mas bato em uma tecla: PROCUREM UM ESPECIALISTA!

10 comentários:

disse...

Muito bom o post!
Lendo, já vi algumas coisinhas que sempre fiz errado... mesmo sendo orientada pelo dermatologista... como:

.Não tomar água o suficiente.
O máximo que consigo são 1,2 litros... exatamente duas garrafinhas de água mineral.

.Como besteiras. Não tem jeito! Moro numa república... Aqui ninguém cozinha bem. rsrs

Estou adorando os posts dos blogs todos ligados ao verão e às festas de fim de ano!!

Beijinho.

Prissyrj disse...

Excelente post, flavinha!!

Realmente tem que combater a causa, e não ficar só no paliativo. Já fiz ultra pra ver se o meu problema era o tal dos ovários policísticos, mas graças a Deus,não era. O mais provável é que seja alimentação mesmo!!

Temos que nos cuidar!!

bjssss

Flávia Oliveira disse...

Meninas,
Fiz esse post pensando em pessoas assim, como eu. Tenho que confessar que tenho problema de pele porque não me cuido direito, estou com vários exames atrasados... ai! Até o fim do ano dou um jeito em tudo.
Mas, como diz o ditado: "faça o que eu falo, não faça o que eu faço". Hahahahahaha.
Beijos!

Pri Make Up disse...

Flavinha eu tenho ovários policísticos então sofro muito com oleosidade excessiva e com acne... e olha que vou fazer 25 anos m~es que vem então já passei da idade de ter espinha... portanto ADOREI seu post!!! Valeu pelo puxão de orelha pq não tenho me cuidado direito rsrsrsrs as vezes é preciso alguém te falar pra vc se tocar :)

Bjs!!

Drika disse...

adorei o post... não deu tempo de preparar algo para seu concurso mas prometo que no próximo participarei... beijinhos

Pri, uma Barbie Girl de Porto Alegre disse...

Muito legal essas dicas, até para esclarecer mais possíveis causas. Minha pele é sebosa e sofro com isso desde criança. Acho nojento, mas devo dizer q tem um benefício divino com o passar dos anos: envelhecemos mais devagar!
Bjos!

melissa disse...

so queria dizer que, apesar da alimentacao/hidratacao influirem no estado da pele, tambem deve ser levado em conta o fator hereditario. eu tenho pele mista/oleosa, e ela sempre foi assim apesar de alimentacao cuidadosa, exercicios, agua, consultas ao dermato, etc. minha dermato ate confirmou que mesmo com todos esses cuidados, minha pele eh oleosa porque simplesmente eh - e pronto. mas obvio que seria muito pior se eu nao cuidasse! :-)

Flávia Oliveira disse...

Pri Make Up,
Tenho sofro de SOMP, e sofro muito! Mas me recuso a tomar anticoncepcional. Detesto o que ele faz com o meu corpo.

Drika,
No próximo concurso quero te ver por aqui!

Pri Barbie Girl,
Eu não tenho uma ruga no rosto, e estou quase na casa dos 30. Pelo menos UMA vantagem em ter pele oleosa, né?

Melissa,
Esqueci de comentar o fator hereditário. Meu pai tinha pele oleosa, e poros enormes, e eu puxei isso dele também.
Imaginem meu estado: SOMP, hereditariedade... ai! Como eu sofro! Hahahahahaha!

Beijos!

Mari disse...

Eu sofro desse mal , e muuitooo !!
Já não sei mais o que fazer ... =//

Lenise disse...

Oi Flavia adorei seu blog e gostaria da sua ajuda.....
naum costumo me maquiar diariamente, mas graças a vc fiquei com vontade tbem de ficar linda...
Então vc poderia me dizer quais os materiais necessário pra fazer uma maquiagem... se possível faz uma lista pra mim que vou comprar tudo direitinho...bjo grande e sucesso.