segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

A maquiagem mineral.


A Lilica (leitora daqui do blog) me pediu um post sobre maquiagem mineral, que demorou, mais saiu.
A maquiagem mineral é feita a partir de minerais (como dióxido de titânio, óxido de zinco, mica, óxido de ferro e cloreto de bismuto), não tem cheiro e é muito recomendada para peles sensíveis, ou com tendência à oleosidade e acne.
Apesar de alguns minerais usados servirem como proteção contra os raios solares, eu acho que não se deve dispensar o uso do filtro solar (com certeza a porcentagem não é suficiente para proteger a pele de uma maneira eficaz do sol, como faz um bloqueador).
Os produtos, apesar de serem praticamente naturais, têm prazo de validade sim! É recomendável que sejam guardados por somente dois anos.
E mesmo que sejam anunciados como anti-alérgicos, é sempre bom testar antes de usar. Vai que dá uma zica, né? Ninguém está livre de nada.

Vantagens:
E por que eu virei adepta da maquiagem mineral?
Eu sofro por ter uma pele utra oleosa, e a maquiagem mineral deixa a minha pele livre da oleosidade por mais tempo, e a duração na pele é maior se comparado com outras bases que não são minerais.

Aplicação:
Os produtos minerais são bem versáteis: podem ser aplicados tanto secos, como molhados, usando um pincel kabuki, ou um pincel de base. Eu aplico usando um pincel de base (molho um pouco o pincel, pego um pouco de base com ele, e espalho no rosto). O importante é achar um modo de aplicação que se adapte à sua pele (seco ou molhado).

Cobertura:
Acho a cobertura dos produtos minerais excelente. Eles são bem leves, e deixam a pele com uma aparência bem natural, mas para ter esse resultado é importante aplicar bem o produto.

Desvantagens:
A aplicação (para quem não está familiarizada) pode ser um pouco chata no começo.

Onde comprar:
As minhas maquiagens eu compro sempre na Everyday Minerals, porém existem outras marcas que vendem como: Mary Kay, M.A.C e Bare Minerals, L´Oreal, Rimmel London, Max Factor, Maybelline (obrigada, Marina!).
Eu já fiz três compras na Everyday Minerals, e nunca tive nenhum problema. Fora que, com cada compra nova, você pode pedir um kit de amostras, o que quebra um galhão para testar as cores das bases.

Em resumo, recomendo MUITO a maquiagem mineral. O acabamento dela é refinado, natural, e para quem tem pele oleosa, é uma benção!
EDITADO:
A Eliana, do Galochas Roxas, me deixou um comentário bem válido: as maquiagens minerais são um pouco perigosas para peles maduras e secas/normais, pois elas marcam todos os poros, linhas, etc. Vai de cada uma testar, e ver se dá certo, ou não.
Por isso que a Everyday Minerals possui vários tipos de bases (Original Glo, Semi-Matte, Matte, e Intensive), porque cada uma deveria adequar à um tipo específico de pele. Na minha pele, que é oleosa, só uso a Intensive, porque segura mais a oleosidade.
Mas, como eu sempre gosto de dizer, cada um é cada um, então é importante testar antes de se jogar de cabeça nos produtos minerais, para ver se casa com seu tipo de pele.

6 comentários:

Prissyrj disse...

Nunca usei, mas morro de curiosidade....eles são mais caros que os normais, né?Vou ver se cato lá em London uns da Bare pra mim!

bjsssss

kah disse...

sobre a cobertura ser bem leve depende do pincel e do modo de aplicação, quando vc passa seca, fica mais leve, molhada mais pesada
agora tem um pincel, um kabuki chato na ponta, nao é arredondadinho, ele é retao, que cobre o rosto inteirinho!! tudinho!!
entao eu tb amo mineral por ser versátil!
vc tem dia, noite tudo na mesma base!! =D

MakeMeUp Blog! disse...

MAYBELLINE....RIMMEL LONDON...MAX FACTOR...L'OREAL....

Lilica disse...

aêeeeeeeeeeee :D
gostei gostei gostei gostei :D
quero provar..quero provar.
Li no Chic q a Contém 1g também terá uma linha mineral a partir de 2009.
Valeu, Flávia.
Ótimo ano novo pra vc
bjks

Flávia Oliveira disse...

Prissy,
Sinceramente não acho assim tão caro. Na Everyday Minerals, a base em um pote tamanho "grande" sai por U$8,50. Existem bases mais caras que isso. Quanto outras marcas, não sei.

Kah,
Vc está certa. Se aplicada molhada, a base tem uma cobertura mais pesada.

Mari,
Esqueci dessas marcas! Obrigada por avisar. Vou editar o post.

De nada, Lilica! Quando provar os produtos minerais, me diz se gostou ou não.

Beijos!

Eliana disse...

Flávia, concordo com vc que a maquiagem mineral (nesse caso a base e corretivo) é ótima pra peles mais oleosas, mas acho que pra peles mais "maduras" (me incluindo aí - tô com 29 anos) e secas/normais ela é uma porcaria, pq marca TUDINHO de rugas a poros! Eu ganhei 3 bases da Bare Minerals da minha irmã e troquei depois de testar, me deixou com a pele com aspecto envelhecido e cara de gesso... :-(

Agora pra pele jovens e/ou oleosas, imagino que deve funcionar tri bem! Ah, e bem lembrado: uma boa opção nacional e em conta é o da Mary Kay (R$ 38 a base e R$20 o pincel - que eu vendo hehehehehe)! bj!