segunda-feira, 11 de maio de 2009

Acabou o curso! \0/


Depois de longos 3 meses, acabou o curso. E, atendendo a pedidos, estou escrevendo sobre as minhas impressões.
A parte teórica do começo do curso é muito fraca. A única coisa que gostei foi de uma matéria que nos ensinou como gerenciar um salão, controlar gastos, calcular o valor que será ganho com cada maquiagem. Achei isso bem importante, pois o maior motivo de muitas empresas fecharem no Brasil é uma falta de gerenciamento.
Eu esperei ansiosamente durante um mês pela prática, e me decepcionei um pouco. Acho que coisas básicas não foram ensinadas, como para quê serve cada pincel, ou como combinar cores de maquiagem com cores de roupas (mas com uma explicação concreta, mostrando possíveis combinações).
Outro ponto que me deixou bastante chateada foi a falta de modelo. Durante o curso eu só maquiei as modelos que levei, e não cheguei a atender uma pessoa diferente das que já conhecia. Não fiz maquiagem em nenhuma mulher com pele negra, por exemplo. Eu fui para lá só para isso. E pela falta de modelo, as alunas se revezavam como modelo, o que fez a carga horária da parte prática ser drasticamente diminuída.
Também não tive um projeto de final do curso, e não fui avaliada. Eu gostaria de saber se saí de lá melhor do que entrei, se foi a mesma coisa...
E aconselho quem for fazer o curso a não comprar toda a quantidade de material pedido. Eu acabei o curso com material ainda lacrado, por não ter usado. Isso me deixou muito indignada! Deveria ter comprado menos quantidade de produtos, e ir repondo assim que fosse acabando. Agora tenho álcool para o resto da vida! =/
Mas eu aprendi coisas interessantes, também. O tempo que estava lá não foi totalmente perdido, mas, tendo em vista o tempo e dinheiro que gastei, achei que ficou a desejar muito.
Eu sei que os cursos do SENAC variam muito de cidade para cidade por causa do professor, então antes de resolver fazer ou não, acho que é importante entrar em contato com uma pessoa que já fez.
Agora que o curso terminou, vou organizar a minha vida, e ver como posso começar no meio. Ainda quero manter meu emprego fixo, então vou começar a me meter aos poucos. Não me sinto muito confiante para maquiar outras pessoas, mas, se não começar nunca, também não progrido nunca, não é mesmo?
Eu estou muito feliz pelo término do curso, e por ter conseguido ir até o fim. Mesmo com todas as falhas que ele teve, estou muito orgulhosa de mim mesma, e acredito que é uma porta nova que se abre para mim, e pretendo logo estar trabalhando só com isso, já que sinto amor pelo assunto. =D

A partir de hoje, as atualizações vão ser mais frequentes, e eu tenho vários pedidos para atender, e vou atender todos, tá? Tenham paciência comigo, por favor! =D
Boa semana para vocês.
Beijos.

8 comentários:

Janaina Tanaka disse...

Oi Flavinha!!Eu morro de vontade fazer esses cursos do Senac,e mesmo você não tendo apreciado muito o conteúdo,valeu a experiência né!Eu estou começando a maquiar outras pessoas agora,e da muita insegurança mesmo.É totalmente diferente do que fazer em nós mesmas né.
(Morro de medo de aplicar curvex nas clientes rsrs)
Essa semana mesmo fui acompanhar um book e tremi nas bases hahaha!!Mas no final todo mundo elogiou e adorou!E eu ,fiquei mais tranquila e confiante.
Bola pra frente agora né,e treinar muito!!!
Beijos

Janaina Tanaka disse...

E tem um selinho Mais que Bonito para você lá no blog!
Beijos

Renata Prado disse...

Parabéns Flávia!!! Queremos agora aprender com você... Estou aguardando o início da próxima turma aqui no Senac de Goiânia, quero fazer... E espero também que agora possamos trocar mais emails, foi bom trocar uma idéia com você. Um beijo!

Mari disse...

Boa sorte nessa nova jornada.
beijos!

Flávia Oliveira disse...

Oi, meninas.
Obrigada pelos comentários.
Mesmo não tendo gostado do curso, não me arrependo em tê-lo feito, pois era algo que eu precisava fazer por mim mesma.
E agora é treinar bastante.

Jana,
Também morro de medo de usar curvex nos outros! Dá um medinho puxar a pele... =\

Renata,
Depois quero saber tudo sobre o seu curso!

Beijos.

PauloEdu disse...

Affe!!!! Parabéénnss... e muito sucesso heinnn!!!!!!!!

Complicado tudo isso...

Mas eu estava conversando com um maquiador... e ele me disse que para tirar DRT (para trabalhar com teatro, cinema, tv... ) é mais fácil para quem tem curso do Senac...

Será que aqui em Curitiba tem instrutores diferentesss? Você só teve um o curso inteiro?


Bjuz

Cris Pironi disse...

Oi, Flá!!!

Parabéns pelo término do curso, é sempre uma vitória!!!

Achei as falhas muito chatas mesmo, afinal, num curso profissionalizante, esperamos aprender muitas coisas mais. Mas eles deram aquela ficha ao final do curso pros alunos avaliarem o curso, apontarem as falhas? Acho primordial.

Bjssss.

Flávia Oliveira disse...

Oi, Cris.
As alunas não fizeram nenhuma avaliação do curso. Acho que isso foi uma falha muito grande por parte do SENAC.

Beijos.